Este Blog é voltado especialmente para a formação dos Servidores do Altar da Paróquia da SS. Trindade da Arquidiocese de Belém, bem como para todos aqueles que amam a Santa Madre Igreja Católica e sua Sacratíssima Liturgia.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Muito Obrigado!

Nosso sinceros agradecimentos a todos que muito se dedicaram para que as celebrações do Natal do Senhor fossem permeadas pelo decoro, beleza e sacralidade que lhes são próprias. Em nome da coordenação de nosso grupo, muito obrigado!

Agradecimentos ao Exc. Revm. D. Vicente Zico.
Agradecimentos ao Revm. Pe. Ronaldo Menezes.
Agradecimentos aos Revm`s. Diáconos Brito, Fábio, Missias e Paulo Roberto.
Agradecimentos aos Servidores do Altar, em especial aqueles que prepararam as celebrações de modo mais direto.
Agradecimentos ao Coral.
Agradecimentos aos Ministros Extraordinário da Comunhão.
Agradecimentos aos Leitores.
Agradecimentos ao Sacristão.
Enfim, agradecimentos a todos que direta ou indiretamente participaram das celebrações.

D. Vicente Zico e os Servidores do Altar






Servidores do Altar homenageando o pároco

Solenidade do Natal do Senhor

Na noite do dia 24 de Dezembro, Sua Excelência Reverendíssima D. Vicente Joaquim Zico, arcebispo-emérito de Belém, oficiou a Santa Missa da noite de Natal na Paróquia da SS. Trindade. Abaixo algumas fotos da referida celebracão:

Nave da Igreja lotada





Ósculo do Altar



Imagem do Menino Jesus na manjedoura



Homilia







Bênção Final

Na manhã do dia 25 de Dezembro, o Revm. Pe. Ronaldo Menezes oficiou a Santa Missa do dia de Natal. Fotos da referida celebração:




"E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade." Jo 1, 14




Fotos por Ida Hamoy

Solenidade de Cristo Rei do Universo

Na noite do dia 21 de Novembro de 2010, o Revm. Pe. Ronaldo Menezes oficiou a Santa Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo, algumas fotos da referida celebração:


Nave da Igreja


Procissão de Entrada






Homilia






 * Fotos por Ida Hamoy

domingo, 21 de novembro de 2010

Consistório para criação de Novos Cardeais



Há um mês o Sumo Pontífice o Papa Bento XVI, anunciou o Consistório ordinário público para a criação de 24 novos cardeais dos quais 20 são eleitores. Os novos púrpuros da Igreja de Roma contam com um brasileiro, Dom Raimundo Damasceno de Assis – Arcebispo de Aparecida, e o grande maestro Ad æternum da Capela Sistina, Monsenhor Domenico Bartolucci. A cerimônia foi realizada no ultimo dia 20 de novembro na Basílica Vaticana e iniciou ao som da tromba D’Argento na sacada interna da Basílica.










Oração de Criação dos Novos Cardeais: ...Itaque auctoritate omnipotentis Dei, sanctorum Apostolorum Petri et Pauli ac Nostra hos venerabiles Fratres creamus et sollemniter enuntiamus Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinales...




O cardeal Amato fez a saudação ao Santo Padre, em nome dos novos purpurados:




Diácono proclamando o Santo Evangelho:



Durante a cerimônia, os novos purpurados da Igreja professaram a sua fé e juraram fidelidade a Cristo, a igreja e ao governo Petrino.


A cada cardeal é concedido uma diaconia da Diocese de Roma, por sua vez Sua Eminência Dom Raimundo Cardeal Damasceno de Assis (19º Cardeal do Brasil), recebeu a diaconia da Immacolata Concezione di Maria a Grottarossa.




O Santo Padre ao impor o barrete vermelho e atribuir às diaconias, utiliza a seguinte fórmula: Ad honorem Dei omnipotentis et sanctorum Apostolorum Petri et Pauli, tibi committimus Titulum (Diaconia N.). In nomine Patris, et Filii, † et Spiritus Sancti.




O grande maestro Ad æternum da Capela Sistina, Sua Eminência Dom Domenico Cardela Bartolucci, recebendo o Barrete do Santo Padre.




Os novos cardeais trocam o sinal da paz com os outros cardeais enquanto o coro entoa: "Euntes in mundum universum, prædicate Evangelium omni creaturæ." - "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."



Cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica, que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. Eles são considerados, na diplomacia, como "príncipes da Igreja". A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa.

Fotos: New Liturgical Movement