Caros amigos, como é do conhecimento de todos, estamos realizando pelo terceiro ano consecutivo a Festividade em honra à São Tarcísio, e para este ano nos foi proposto o seguinte tema: "Com São Tarcísio, aprendamos as lições do altar".
A primeira pergunta que nos vem à mente ao refletirmos acerca deste tema, é o que seriam estas "lições do altar”. Penso eu que são inúmeras, ao ponto de ficarmos discutindo sobre elas durante dias... Deste modo, escolherei especialmente uma primeira e principal lição, a unidade expressa pela eucaristia.
Para entendermos esta lição, partamos do seguinte princípio: Todos somos diferentes, e de fato o somos, nascemos de famílias diferentes, em lugares diferentes, temos formações diferentes, condições econômicas diferentes, e tantas outras incontáveis diferenças.
Por outro lado, a celebração dos mistério eucarístico é como uma contradição para estas diferenças, ora, todos os dias vemos conflitos que sempre são baseados nas diferenças, diferenças de religiões, diferenças de ideologias... mas, ao redor do altar sentam-se ricos e pobres, felizes e tristes, fortes e fracos, e todos partilham do mesmo pão sem distinção, todos dão-se as mãos, pois o que os une é mais forte, mais forte que as aparentes diferenças, é a partilha do mesmo pão, da mesma refeição.
"Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, mas dá-se a si mesmo; entrega o seu corpo e derrama o seu sangue. Deste modo dá a totalidade da sua própria vida" (Sacramentum Caritatis, 7), portanto meus caros, a lição principal do altar é esta, somos todos um, pois Jesus Cristo nos faz um com ele, e com os irmãos.
* João Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário