Este Blog é voltado especialmente para a formação dos Servidores do Altar da Paróquia da SS. Trindade da Arquidiocese de Belém, bem como para todos aqueles que amam a Santa Madre Igreja Católica e sua Sacratíssima Liturgia.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fiéis Defuntos

“Todos os que são de Cristo e têm o Seu Espírito, estão unidos numa só Igreja e ligados uns aos outros n'Ele. E assim, de modo nenhum se interrompe a união dos que ainda caminham sobre a terra com os irmãos que adormeceram na paz de Cristo”[1]. Deste modo como somos todos um em Cristo a Santa Igreja desde seu período primitivo fomentou a oração aos nossos irmãos defuntos para que pudessem ser redimidos de suas culpas e também pudessem interceder por nós a Deus.

Outro aspecto relacionado a oração pelos mortos são os exemplos por eles deixados, pois a “vida daqueles que fielmente seguiram a Cristo, é um novo motivo que nos entusiasma a buscar a cidade futura (cfr. Hebr. 14,14; 11,10) e, ao mesmo tempo, nos ensina um caminho seguro, pelo qual, por entre as efêmeras realidades deste mundo e segundo o estado e condição próprios de cada um, podemos chegar à união perfeita com Cristo”[2]

Sendo assim celebremos de modo especial este momento, não apenas como uma rememoração ou um reavivamento da tristeza da perda dos que amamos, mas uma celebração da certeza que em meio ao luto há Cristo, e onde há Cristo há ressurreição e vida.
Missas na Paróquia da SS. Trindade: Às 9h e às 18h
Missas no Cemitério da Soledade: A partir das 8h (Santa Missa no Rito Extraordinário - Tridentino)

* por João Antônio Lima
____________

Notas

[1] Conc. V. II, Constituição Lumem Gentium, nº 49, 1964
[2] Ibidem

Nenhum comentário:

Postar um comentário