Este Blog é voltado especialmente para a formação dos Servidores do Altar da Paróquia da SS. Trindade da Arquidiocese de Belém, bem como para todos aqueles que amam a Santa Madre Igreja Católica e sua Sacratíssima Liturgia.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mensagem ao povo de Deus na Arquidiocese de Belém do Pará


Caríssimos irmãos e irmãs,

Os insondáveis caminhos de Deus me conduziram a Belém do Pará, como sucessor do grande Arcebispo Dom Orani João Tempesta, hoje Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Recebi a notícia de minha nomeação do dia 8 de dezembro do corrente ano, após a celebração da Santa Missa da Solenidade da Imaculada Conceição. Confiei à Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, a resposta positiva ao novo chamado de Deus, através do Papa Bento XVI, ao qual agradeço a confiança ao nomear-me para uma Sede de tamanho prestígio e de notável história religiosa.

Deus me pediu para descer o Rio Tocantins e chegar a Belém, o que faço com grande alegria! Belém do Pará é para mim uma novidade! Há alguns anos estive nesta cidade para pregar o Retiro do Clero, mas não me foi possível conhecer praticamente nada. Uma outra vez passei por Belém para pregar um Encontro de Espiritualidade no interior do Estado, também sem conhecimento da realidade da grande Arquidiocese que agora me é confiada. Tais fatos são significativos para mim. Toda a Arquidiocese é nova, sou chamado a amá-la, como o fiz desde o primeiro momento da nomeação, com olhos novos, lavados pelo colírio que vem do Espírito de Deus! Tenho todos os motivos para acolher, respeitar e amar a todos os irmãos e irmãs.

Deixem-me começar pela pessoa mais simples e pobre, pelos marginalizados, preferidos de Deus. Se meu olhar e meu abraço chegarem a estas pessoas que ainda não conheço pessoalmente, minhas saudações alcançarão a todos.

Cheguem ao Arcebispo Emérito de Belém do Pará, Dom Vicente Zico, meu abraço e o convite para que continue sendo como que Anjo da Guarda de nossa Igreja. Aos meus irmãos Bispos do Regional Norte II, a manifestação de comunhão e gratidão por acolherem aquele que foi agora nomeado Arcebispo de Belém.
Ao Administrador Diocesano, Monsenhor Raimundo Possidônio, o agradecimento sincero pelo espírito de serviço e de amor à Igreja. Com ele, saúdo o Presbitério e os Diáconos de Belém, com o desejo de que sejamos muito unidos no serviço à Igreja, para o crescimento do Reino de Deus. Junto deles, todos os Seminaristas da Arquidiocese sejam bem vindos ao coração do Bispo.

Estendo minha saudação aos Religiosos e às Religiosas e a todas as pessoas consagradas a Deus nas diversas formas de dedicação ao Senhor em Comunidades de Vida e Aliança, sabendo-as testemunhas corajosas dos valores perenes entregues às lides da Igreja nesta Arquidiocese.

As Pastorais, Movimentos e Serviços Apostólicos e de Espiritualidade, Escolas Católicas dos diversos níveis, Obras Sociais, Catequistas, Ministros, Agentes de Pastoral em todas as áreas de atuação e todas as entidades que prestam serviço em nome do Evangelho nesta Arquidiocese recebam também meus cumprimentos afetuosos.

Cumprimento respeitosamente os irmãos e irmãs de outras Igrejas e Comunidades Eclesiais existentes na Arquidiocese, as autoridades constituídas em favor do bem comum e todos os homens e mulheres de boa vontade.

Sei que esta saudação chegará a todo o povo através da Fundação Nazaré de Comunicação, através da qual a Mensagem Cristã é proclamada sobre os tetos do mundo. Sinto-me agraciado por Deus por chegar a uma Igreja com grande capacidade para utilizar adequadamente os Meios de Comunicação, Social, nos quais reconheço o grande potencial de Evangelização, sentindo-me chamado a comprometer-me com eles.

Enfim, peço-lhes permissão para entrar na Casa da Igreja, as Paróquias e Comunidades, onde a vida cristã cresce e amadurece e, passando por estas portas, desejo chegar às famílias, saudando as crianças, adolescentes, jovens, casais, pessoas adultas e idosas, especialmente os enfermos.

Se me perguntarem por planos de trabalho na Arquidiocese de Belém, o primeiro e definitivo é anunciar Jesus Cristo, Salvador do Mundo, aquele que é o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb 13, 8). O outro é conhecer e amar o povo que me é confiado pela Providência divina. Para isto, entro com muito respeito na vida da Arquidiocese, considerando sua história secular, seus valores e sua religiosidade, para enfrentarmos juntos, pastores e fiéis, os desafios que se apresentarem.

No dia 25 de Março, Solenidade da Anunciação do Senhor, acontecerá a posse do novo Arcebispo de Belém. Desde já, recebam todos o meu convite para estarmos reunidos, em torno do Altar da Eucaristia, para juntos darmos graças a Deus pela vida e pelo conhecimento que já existe, pois no Senhor somos todos irmãos e irmãs.

+ Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Eleito de Belém do Pará


Fonte: Site da Arquidiocese de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário