Este Blog é voltado especialmente para a formação dos Servidores do Altar da Paróquia da SS. Trindade da Arquidiocese de Belém, bem como para todos aqueles que amam a Santa Madre Igreja Católica e sua Sacratíssima Liturgia.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-Feira de Cinzas



A Celebração da Quarta-Feira de Cinzas encerra em si uma riqueza de detalhes que nos ajudam a melhor viver o tempo quaresmal que por ela se inicia. O próprio termo cinzas demonstra o que nela é feito, de fato através do sinal das cinzas dos ramos da semana santa do ano anterior o homem é convidado a penitência, ao jejum e a esmola. Por outro lado, de que forma isto se dá?

A cinza é o símbolo da fragilidade e pequenez humanas. Exemplo: Gn 18,12: “Abraão continuou: ‘Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, embora eu seja pó e cinza’.” É um dos mais antigos sinais de penitência. O Antigo Testamento está repleto de passagens que o confirmam. Por exemplo, Jó diz a Deus: “Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te vêem. Por isso, eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza” (42,5-6). Uma das fórmulas ditas pelo presidente da celebração ao impor as cinzas é esta: “Lembra-te ó Homem que és pó, e ao pó hás de voltar”. Isso recorda duas passagens do Gênesis, e encerram em si belas mensagens para a quaresma, a primeira delas é “Lembra-te ó Homem que és pó”, isto demonstra a efemeridade da vida humana, pois na realidade tudo o que julgamos ter e possuir tem como por conseqüência uma segunda mensagem “e ao pó hás de voltar”, deste modo o convite principal é pensar nas coisas do alto, nos bens que não passam, uma realidade que supera o entendimento, uma realidade que supera as coisas materiais. Por outro lado, esta mudança de pensamento é algo para o futuro? Como fazê-la no hoje de nossas vidas?

A Resposta para esta indagação encontramos na segunda fórmula de imposição das cinzas, que é um apelo à conversão tirado do Evangelho de Marcos 1,15: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. De fato só poderemos ter a percepção da uma realidade futura que suplanta a efemeridade da vida terrena, a partir de um real compromisso de seguimento ao evangelho e a Jesus, seguimento este que fazemos na transitoriedade mas cujos frutos colheremos na eternidade, deste modo faço minhas as palavras de Santo Agostinho "Que eles (os pagãos) dêem presentes de Ano Novo, vós, porém, dareis esmolas; que eles cantem canções licenciosas, vós, porém, vos deixareis atrair pela Palavra de Deus; que eles se apressem em ir ao teatro, vós, porém, vos apresseis em ir à Igreja; que eles se embriaguem, vós, porém, vos entregareis ao jejum" (Sermão 198,2).

Missas de Cinzas na Paróquia da SS. Trindade:

10h
18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário